segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Simulado interativo de português 9º ano: Prova Brasil.

UM PEQUENO AVISO!

         Como muito sabem, a pessoa que mantêm i blog da escola sofreu um pequeno cidente e estava com braço engessado e por motivos maiores não estava mantendo as postagenes em dia. Felizmente a professora Kaline de Souzam apesar de não está cem por cento curada, está enviando este simulado interativo, a mesma pede desculpas pela falta de manutenção, mas espera ficar completamente boa para continuar o seu trabalho.

O brigado pela compreensão de todos!



terça-feira, 23 de junho de 2015

Páscoa, momento de renovação!

Entre as civilizações antigas  

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa entre os cristãos


Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.  

Homenagem as mães!


A escola José Bezerra, realizou durante o mês de maio sua homenagem as mães de seus alunos.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Homenagem a mulher!

         No último mês de março, no dia 07 ocorreu uma bela homenagem a todas aquelas que fazem parte desta bela instituição. Senhoras guerreiras, belas, formosas e de grande valentia. Estas lindas flores que embelezam o jardim da vida, são mães, filhas, irmãs, amigas, trabalhadoras, alunas, multitarefas que realizam com maestria, pois somente um ser humano tão especial pode realizar várias coisas ao mesmo tempo e continuar com um belo sorriso. Parabéns as mulher!

 Produção textual realizada pelas alunas Yasmin e Nathália do 7º ano.










segunda-feira, 20 de abril de 2015

Campanha da fraternidade 2015.

Durante os meses de ferreiro e março foi trabalhado a campanha da fraternidade na escola José Bezerra Filho, abertura aconteceu no dia 20 de fevereiro, com o objetivo de legitimar a humildade do homem perante as grandes atrocidades acontecidas atualmente na sociedade mundial.
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a  Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."


sexta-feira, 17 de abril de 2015

PORQUE CONFRATERNIZAR NO FIM DO ANO?

          Saiba que é um ótimo momento para investir nos profissionais.
          Às vezes, os funcionários ficam desmotivados e não rendem tanto em suas tarefas. Com a festa de confraternização, além de sair do cotidiano, a equipe é integrada e o rendimento e o ambiente de trabalho melhoram.
       Pode-se aproveitar o momento de diversão para provocar a reflexão dos funcionários sobre a importância de gerar benefícios consistentes e contínuos para o seu desempenho e o da empresa.
        A escola, além de promover integração entre os funcionários, vai obter planos para melhorar o clima organizacional.
        Fazer da confraternização um momento especial, de alegria, de união dos colaboradores, deve ser a marca de uma empresa com boa gestão. Deve ser um momento de indispensável descontração e união, a importância do evento reside na integração dos colaboradores, pois a participação deles na organização de sugestões integra-os neste processo de confraternização, fazendo com que todos estejam presentes e possam se sentir mais à vontade.
      A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar. Alguns colegas viram amigos, outros ainda não se conhecem muito bem, por isso é importante um momento de descontração e diversão.
     Porém preparar eventos de confraternização é uma atividade trabalhosa, estratégica e complexa, pois realizar confraternização errônea é pior do que não fazer a confraternização, por isso a maioria das empresas contrata empresas terceirizadas para realizar o evento. Esses especialistas primeiro realizam um levantamento do perfil do público-alvo a ser atingido, depois elaboram um projeto estratégico para sua formatação da confraternização, sempre priorizando o fortalecimento da imagem institucional da empresa com seu público interno. 
      O ideal para atingir o sucesso de um evento corporativo é ter uma equipe preparada para produzir e obter os resultados esperados.






Reunião com os pais.

        Na segunda semana de fevereiro ocorreu a primeira reunião com os pais, onde foi colocado o que seria desenvolvido durante o ano letivo de 2015.

        É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. "Isso evita que a criança tenha conflitos", explica Isa Stoeber, referindo-se às situações em que os pais, por exemplo, cobram outros afazeres das crianças (como cursos extracurriculares), em detrimento do dever de casa.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."  
      Muitas escolas, percebendo a dificuldade das famílias para lidarem com certos comportamentos dos filhos típicos da idade, aproveitam as reuniões de pais para promover palestras esclarecedoras. Com isso, a presença nesses eventos se torna ainda mais imprescindível. Quando se tem conhecimento, se consegue ajudar de forma mais eficiente. Uma palestra bastante ministrada nas escolas é sobre sexualidade. A intenção é mostrar para as famílias o quanto é fundamental tratar o tema com naturalidade, procurando sempre conversar com os filhos e manter uma relação de proximidade, amizade e cumplicidade. 
       Se os pais criam uma relação de competitividade com a escola, alimentando o costume de falar mal dos professores, da organização do local e das mensalidades, por exemplo, é possível que a criança também passe a desrespeitar a instituição, o que pode prejudicar seu desenvolvimento escolar. 
       A proximidade e a confiança entre escola e família, quando transmitidas aos alunos, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor.





Tríduo Pedagógico

       Na primeira semana do mês de fevereiro, ocorreu na Escola José Bezerra Filho o primeiro Tríduo Pedagógico do ano de 2015.

         O evento começou com boas-vindas dadas pelo Diretor Escolar, Pedro Ferreira Lima, que adiantou alguns assuntos que seriam abordados nos três dias e desejou que todas as atividades transcorressem de forma dinâmica e participativa, passando logo após a condução dos trabalhos para a coordenador Diego Braga que aplicou a dinâmica “Integração do Clima Escolar”. O dia teve ainda alguns estudos do PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola), PP ( Projeto Político Pedagógico)e PTA(Plano de Trabalho Anual)  como temática dominante e as respectivas apresentações por parte dos grupos, concernente aos resultados alcançados.
A coordenador conduziu o segundo dia convidando os presentes a refletirem sobre as práticas pedagógicas escolares e a importância da construção de uma escola para as juventudes. O dia encerrou-se com o planejamento das ações para o ano de 2015, a saber, Nivelamento, ENEM, SPAECE e Feira de Ciências.
O tríduo chegou ao fim com a abordagem das questões administrativas e financeiras tais como discussões sobre o PPP e o Regimento Escolar e a estruturação dos Organismos Colegiados, com destaque para o Conselho Escolar. A Prestação de Contas do ano anterior e a construção de uma agenda financeira para 2015, com ênfase nos projetos de correntes do ano como o Peteca, Agrinho, Feira de Ciências e Matemática, Sarau Cultural de Português e Projeto com Vida. Discutindo temas abordados o que pode ser aperfeiçoado neste ano e o que deve ser mantido ou ampliado para um melhor desenvolvimento escolar.
 Ao final dos trabalhos ficou o sentimento de que 2015 será um ano de muitos desafios, realizações e conquista, porém os desafios são impostos para serem superados e com este intuito os integrantes desta instituição farão o seu melhor para conduzir um ano letivo de maneira proveitosa e sempre ampliando os saberes dos alunos, além de ensinar e aprender com os mesmos.





sábado, 14 de fevereiro de 2015

Carnaval 2015!

Hoje é carnaval


É
Dia
De samba,
De alegria.
Danço nos meus sonhos,
Visto a fantasia de arco-íris,
Deixo o tamborim me levar,
Do amor sigo o ritmo...
Colombina
Me chama
E eu
Vou. 

A escola José Bezerra Filho comemorou hoje 13 de fevereiro seu Educar Folia.